Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ruraltins promove dia de campo e intercâmbio sobre práticas agroecológicas

Notícias

Ruraltins promove dia de campo e intercâmbio sobre práticas agroecológicas

publicado: 24/05/2017 20h48 última modificação: 24/05/2017 20h48
Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Nos dias 25 e 26 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove um Dia de Campo e Intercâmbio, respectivamente, em Palmeiras do Tocantins, com os agricultores beneficiados pela Chamada Pública em Agroecologia. A ação vai atender os municípios de Esperantina, Buriti, Augustinópolis, Araguatins, São Miguel, Sítio Novo e Axixá.

As atividades serão realizadas no Parque de Exposição da Agricultura Familiar Bentinho da Silva Bezerra, local onde os técnicos do Ruraltins implantaram uma unidade demonstrativa contendo o Sisteminha de Produção Integrada de Alimentos, que envolve a criação de peixes, o plantio de hortaliças, verduras e plantas medicinais, além de áreas plantadas de arroz, milho, feijão, mandioca e abóbora.

De acordo com o gerente regional do Ruraltins em Araguatins, Atila Damasceno, “na oportunidade, os agricultores vão participar de palestras sobre as práticas inovadoras e tecnologias empregadas na unidade com o objetivo de promover a troca de experiência entre os agricultores e técnicos”.

Chamada Pública

Com prazo de execução de 40 meses, a Chamada Pública em Agroecologia tem como objetivos prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares; e consolidar e ampliar processos de promoção da agroecologia existentes, focados no desenvolvimento local e territorial, assim como seus processos organizacionais, considerando seus diferentes processos de transição e as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo).

Ao todo, serão investidos mais de R$ 6,5 milhões, beneficiando 1.250 famílias de agricultores que produzem de forma orgânica contemplando oito municípios na região central; sete na região sul; e 11 no Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.