Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revisão de municípios cria 3 novas regiões metropolitanas

Notícias

Revisão de municípios cria 3 novas regiões metropolitanas

Cidades

publicado: 25/05/2017 11h02 última modificação: 25/05/2017 11h03
Portal Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou a lista de municípios do País. Com os novos dados, o órgão constatou que foram criadas as seguintes regiões metropolitanas: a de Ribeirão Preto (SP), a de Sobral (CE) e a rondoniense, em torno da capital, Porto Velho.

A informação consta da listagem semestral dos municípios brasileiros que compõem as regiões metropolitanas do País (RMs), divulgada nesta terça-feira (23). Assim, o País passou a contar com 69 regiões metropolitanas, sendo a Paraíba o estado com maior número de regiões metropolitanas (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8).

Segundo o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos na Constituição Federal de 1988, “visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”. Cabe aos estados a definição das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.

Pelas informações relativas a 31 de dezembro do ano passado, a região metropolitana de Ribeirão Preto abrange 34 municípios. A região metropolitana de Sobral tem 18 municípios. A rondoniense inclui, além da capital Porto Velho, o município de Candeias do Jamari.

A nova revisão do IBGE não traz mudanças nas listagens de municípios das regiões integradas de desenvolvimento (RIDEs), que são regiões metropolitanas que se situam em mais de uma unidade federativa. A competência de criar RIDEs é da União. Constam no registro as RIDEs de Petrolina e Juazeiro, a da Grande Teresina e a do Distrito Federal e Entorno.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e IBGE

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 BrasilA