Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina Regionalizada capacita municípios do norte tocantinense

Oficina Regionalizada capacita municípios do norte tocantinense

publicado: 31/05/2017 07h19 última modificação: 31/05/2017 07h19

Teve início na manhã desta terça-feira, 30, na Câmara dos vereadores de Araguatins, a Oficina Regionalizada sobre Serviços da Proteção Social Especial (PSE), que visa capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de 23 cidades tocantinenses da região norte.

O público a ser capacitado são os profissionais que atuam nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), assim como os secretários municipais de Assistência Social. Podendo participar, onde não há Creas, técnicos de referência da PSE, ou ainda, técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios nos quais não há Creas, nem técnicos da PSE.

Deusivan Sousa, secretária de Assistência Social da cidade de Angico, disse que essa é uma capacitação bastante esperada pelos municípios, principalmente por conta da mudança de gestão municipal. “A nossa demanda tem aumentado a cada dia e precisamos capacitar os novos colaboradores e prepará-los para fazer um atendimento como deve ser: com qualidade”, falou.

Michele Maia, psicóloga do Creas em Araguatins, falou da complexidade da abordagem às pessoas em situação de vulnerabilidade.  “Trabalhamos com pessoas que têm seus direitos violados e esse atendimento além de ser individualizado, precisa ser o mais adequado possível. Acredito que essa capacitação vai nos dar mais segurança para agir e para melhor atuar nesse acompanhamento por meio da rede assistencial, sem que essas pessoas se sintam mais agredidas”, afirmou a psicóloga.

A Oficina prossegue até a quinta-feira, 1°, ocorrendo nos dois períodos, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas. Foram convidados para participar represententas das 23 cidades da região norte 1, que é composta pelos seguintes municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis,  Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sitio Novo e Tocantinópolis.

Os temas a serem abordados durante os três dias de capacitação são Trabalho com Famílias, Prontuário Suas, Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Família Acolhedora, Gerência do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.