Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum apresenta arranjos produtivos como estratégia de desenvolvimento

Notícias

Fórum apresenta arranjos produtivos como estratégia de desenvolvimento

publicado: 24/05/2017 20h10 última modificação: 24/05/2017 20h14

Os arranjos produtivos como estratégia de desenvolvimento foram destaque em palestra realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) no Fórum de Desenvolvimento Econômico, que ocorre em Guaraí. O painel dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) foi apresentado por Marcondes Martins, gerente desta área na Seden.

O propósito da ação é incentivar os agentes locais a identificarem os produtos com maior potencial de produção regional e suas oportunidade de melhorias, dando maior clareza sobre o que é próprio para a região, com a finalidade de otimizar esforços e energia em busca de soluções.

Na ocasião, foi apresentado um breve histórico da implantação do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais (NAPL) no Estado do Tocantins. O Núcleo é um colegiado formado por cerca de 20 instituições e tem o papel de articular a promoção do desenvolvimento.

Marcondes apresentou, aos presentes, o APL da Piscicultura, que está sendo desenvolvido na região de Guaraí, com a associação de piscicultura local. "Foi disponibilizada uma retroescavadeira, que já cavou 120 tanques aqui no município para uma associação formada por 30 produtores e esse grupo está organizado por meio de uma cooperativa, que é uma das diretrizes de atuação do Núcleo", explicou.

Ainda na oportunidade, foram apresentados os resultados colhidos durante o workshop da Piscicultura, realizado durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). "Nós propomos, para a associação local de piscicultores, a realização de rodada de negócios com empresas, a exemplo do que foi realizado na Agrotins, quando conseguimos aproximar empresários do Estado que atuam neste ramo, promovendo relações comerciais entre eles. Para se ter uma ideia, hoje, os produtores aqui compram ração na faixa de R$ 65. Conseguimos fechar a menos de R$ 40 para compras coletivas. É isso que quisemos trazer para eles", informou Marcondes Martins.

Fórum

O Fórum é uma realização da Seden, da Agência de Fomento do Tocantins, do Banco do Empreendedor, da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas) e da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O evento tem apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE). O evento reúne prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários e demais interessados na temática do desenvolvimento.

Esta é a primeira edição do evento, que vai contemplar os 139 municípios. Para isso, o Estado foi dividido em cinco regiões, e cada uma dessas regiões terá uma cidade-sede. Além de Guaraí, sediarão o evento os municípios de Gurupi (região sul), em junho; Araguatins (região norte), em agosto; Dianópolis (região sudeste), em setembro; e Araguaína (norte) em outubro.

Patrícia Saturno/Governo do Tocantins